Quer saber Como Produzir Álcool? Esse tema é controverso e gera muitas duvidas e por isso vamos trata-lo de forma técnica para que assim possa atender as questões desde curiosos e estudantes até empresários que pensem em lucrar com esse setor.

O álcool comum ou álcool etílico na verdade é um composto químico denominado etanol.

Pode ser usada em diversos segmentos, como a indústria farmacêutica, setor de cosméticos, industria de alimentos e bebidas, industria de tintas e solventes, setor de limpeza e desinfetantes e também como um eficiente combustível


Como produzir álcool em 5 etapas

Vamos tratar as etapas do processo de como produzir álcool através da cana-de-açúcar, que é abundante em todo o território nacional:

Como Produzir Álcool

Colheita: Essa é a etapa mais simples , mas é importante ressaltar que, em média, uma tonelada de cana-de-açúcar produz apenas 70 litros de álcool. Isso pode variar de acordo com a quantidade açucares contidos na cana, pois é esse açúcar que fermentado faz a produção de etanol.

Moagem: A cana-de-açucar é moída em usinas ou maquinários desenvolvidos para esse fim e então é extraído caldo de cana, também conhecido como garapa. É o mesmo caldo que você já deve ter tomado em alguma feira.

Melaço: O caldo de cana é aquecido acima de 100ºC e se transforma em outro produto: o melaço. O objetivo desse processo é purificar o caldo.

Fermentação: Agora começam as etapas mais técnicas. O melaço é depositado em tanques especiais, como micro-organismos especiais, para fermentar havendo assim um processo qui mico que produz glicose, frutose e outras substancias até se transformar em etanol. Mas o álcool ainda não está pronto para uso.

Destilação: Na destilação ocorre o processo de separação dos componentes da mistura afim de se extrair o álcool comum a 96 ºGL (graus Gay-Lussac). Isso significa que esse composto possui 96% de etanol e 4% de água.


Produção de Álcool como combustível

Conheça abaixo as etapas do processo de produção do combustível etanol, feito no Brasil:

  1. Cana – É a principal matéria-prima do etanol. Assim que chega na usina, a 1ª etapa, é fazer a lavagem e depois a picagem.
  2. Moagem – A cana é esmagada por trituradores especiais. 70% vira garapa (caldo de cana), do qual se extrai o açúcar para virar etanol.
  3. Decantação – O caldo é peneirado e fica em tanques para remover restos de impurezas
  4. Aquecimento – O caldo clarificado é aquecido para ser esterilizado
  5. Fermentação – O caldo esterilizado é misturado a fermento especial com micro-organismos que se alimentam do açúcar e liberam co2 e álcool.
  6. Resfriamento – As reações químicas esquenta o “vinho fermentado” que precisa ser resfriado em tanques especiais dissipadores.
  7. Destilação – O vinho fermentado tem 10% de álcool e por isso, ele precisa ser destilado para remoção da água.
  8. Resultado – Gera-se o Álcool hidratado (com 96% de álcool) que é vendido como etanol.

Como Produzir Álcool como bebida (7 Passos)

Vamos tratar abaixo as etapas do processo de como produzir cachaça, mas esse processo é bastante similar nas bebidas alcoólicas:

  1. Matéria Prima – A cana é a matéria-prima para a fabricação da cachaça assim como do álcool. A cana usada na produção da cachaça é colhida manualmente e não sofre queima.
  2. Moagem – Depois de cortada, a cana deve ser moída em até 48hs. O caldo da cana é decantado e filtrado para, em seguida, ser preparado com a adição de substancias e levado aos recipientes de fermentação (de madeira, aço inox, plástico ou cimento).
  3. Fermentação – a água potável, fubá de milho e o farelo de arroz são os ingredientes que se associam ao caldo da cana para transformá-lo em vinho com graduação alcoólica, através da ação das leveduras.
  4. Destilação – O “vinho da cana”, a partir de agora está pronto para ser destilado e dar origem à cachaça. É preciso destilar o vinho para aumentar o teor de álcool.
  5. Filtração – Após a destilação para dar maior limpidez, transparência e brilho, a cachaça passa por uma etapa de filtração, sendo então enviada para o envelhecimento.
  6. Envelhecimento – É a etapa final do processo de produção da cachaça e de qualquer bebida destilada. Nesse ponto aprimora-se o sabor e o aroma das bebidas. Ele ocorre em barris de madeira e, dependendo do tipo de madeira, elas alteram a cor da cachaça.
  7. Engarrafamento – Após o período determinado para o envelhecimento a cachaça está pronta para ser engarrafada.

Como é preparado o Álcool 70

O álcool 70% tem esse nome porque possui um percentual de 70% de álcool etílico e 30% de água em sua composição. Sendo assim o indicado para matar qualquer bactéria ou vírus, sem causar danos a saude humana.

como produzir alcool 70

É usado para limpeza de estabelecimentos, desinfecção em hospitais e clínicas e usados em curativos e procedimentos médicos.

Um bom processo de desinfecção e higienização de ambientes, de acordo com as melhores práticas internacionais, pode ser promovido com água sanitária diluída em água.

10 ml para 1 litro de água e a mesma proporção de álcool 70% já promovem uma limpeza eficaz.


Como fazer Álcool em Gel (7 passos)

A produção de álcool gel ou álcool em gel (como é o mais correto) possui 7 etapas e são necessários produtos liberados pela ANVISA e por isso não é possível fazer álcool em gel caseiro:

  1. Separação do álcool líquido 70
  2. Medição dos produtos químicos a serem misturados.
  3. O álcool deve ficar em um recipiente de vidro e gradativamente ser adicionada a substância de gelificação
  4. A mistura deve ir para um agitador por pelo menos 30 minutos.
  5. Quando estiver homogênea, é transferido para batedeira industrial e passa mais 30 minutos para incorporação do gel.
  6. São necessárias mais 3 horas de repouso
  7. É efetuado o teste de pH, que deve estar entre 4 a 7. Acima ou abaixo disso pode gerar problemas na pele ou perda de eficacia na desinfecção