A artrose (artrite degenerativa, doença degenerativa das articulações) é uma perturbação crônica das articulações caracterizada pela degenerescência da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.
A perturbação articular mais frequente, afeta em algum grau muitas pessoas por volta dos 70 anos de idade, tanto homens como mulheres. Contudo, a doença tende a desenvolver-se nos homens numa idade mais precoce. A artrose também pode aparecer em quase todos os vertebrados, inclusive peixes, anfíbios e aves.
A Artrose (osteoporose) não é uma doença única, mas sim o resultado de uma variedade de doenças que geram uma falha estrutural ou funcional das articulações.
Os animais aquáticos como os golfinhos e as baleias podem sofrer de artrose, contudo, esta não afeta nenhum dos tipos de animais que permanecem pendurados com a cabeça para baixo, os morcegos e as preguiças. A doença está tão amplamente difundida no reino animal que alguns médicos pensam que pode ter evoluído a partir de um antigo método de reparação da cartilagem.
Essa doença envolve todo o conjunto relacionado as articulações, incluindo músculos, osso, ligamentos e sinovia.
Causas da Artrose
Embora a artrose seja mais frequente em pessoas de idade, a sua causa não é a simples deterioração que implica o envelhecimento. A maioria dos afetados por esta doença, especialmente os mais jovens, apresentam poucos sintomas ou nenhum; contudo, algumas pessoas adultas desenvolvem incapacidades significativas.
- ENDÓCRINAS – As pessoas com diabetes podem ser propensas a Artrose.Outros problemas endócrinos também pode promover o desenvolvimento, incluindo acromegalia , hipotireoidismo , hipertireoidismo e obesidade.
- TRAUMAS – Algumas fraturas acabam fazendo com que os ossos se alinhem indevidamente. Também podem ocorre micro traumas causados, por exemplo, por movimentos repetitivos ou o uso excessivo dos ligamento em diversas ocupações.
- INFLAMAÇÕES- Por exemplo Gota e Artrite Reumatoide
- DIABETES – Doenças neuropáticas podem causar problemas no sistema nervoso,levando a perda da sensibilidade em alguns membros
Outras causas para Artrose podem ser:
- Congênitas
- Metabólicas
- Genéticas
- Nutricionais
- Hematológicas
Tratamento para Artrose na Terceira Idade
– PREVENTIVOS
Perda de Peso – estudos recentes comprovaram que a perda de pesos em mulheres diminui riscos de artrose no joelho
Exercício Regular
Dieta Equilibrada contendo boas quantidades de Vitamina C, D e E
Tanto os exercícios de estiramento como os de fortalecimento e de postura são adequados para manter as cartilagens em bom estado, aumentar a mobilidade de uma articulação e reforçar os músculos circundantes de maneira que possam amortecer melhor os impactos.
O exercício deve ser compensado com o repouso das articulações dolorosas; contudo, a imobilização de uma articulação tende mais a agravar a artrose do que a melhorá-la. Os sintomas pioram com o uso de cadeiras, reclinadores, colchões e assentos de automóvel demasiado moles.
Recomenda-se o uso de cadeiras com costas direitas, colchões duros ou estrados de madeira por baixo do colchão.
Os exercícios específicos para Tratamento para Artrose da coluna vertebral podem ser úteis; contudo, são necessários suportes ortopédicos para as costas em caso de problemas graves. É importante manter as atividades diárias habituais, desempenhar um papel ativo e independente dentro da família e continuar a trabalhar.
– CORRETIVOS
Calor – aplicações de cera quente a base de parafina com profissionais habilitados podem reduzir a dor
Órteses – Esses dispositivos em alguns casos são recomendados para melhorar a função das partes móveis
Medicamentos – Existem vários medicamentos que dão grande alívio na artrose todavia não convém cita-los aqui para evitar a auto medicação. Procure seu geriatra de confiança e ele saberá fazer o diagnóstico preciso e indicar o tratamento para artrose mais adequado.
O objetivo do tratamento médico especializado na terceira idade (médico geriatra) é a eliminação precoce de fatores de risco. Também é importante para ajudar as pessoas a recuperar a sua mobilidade. Esses objetivos podem ser alcançados através de uma abordagem pro-ativa e tratamento com medicação
Cirurgia como tratamento para Artrose
A cirurgia pode aliviar a dor e melhorar a função das articulações comprometidas pela artrose. Dentre elas podemos citar:
- Artroplastia – é a cirurgia reparadora dos ligamentos que tem partes substituídos por materiais artificiais, geralmente de metal ou de plástico.
- Artrodese cirúrgica é uma fusão das extremidades ósseas de uma articulação impedindo movimento articular.Esse procedimento é feito quando a dor é cronica e não responde a medicamentos, ou seja osteoartite severa.
- Substituição da articulação – é a remoção das articulação doente por uma articulação artificial composto por uma combinação de metal e de plástico. A substituição da articulação do joelho é a mais comum.