A Asma Brônquica é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, que ocorre tanto em crianças quanto em adultos e idosos.
É uma doença crônica que atinge o pulmão e as vias respiratórias ocasionando dor e inchaço e, consequentemente, dificuldade em respirar, tosse, chiado e aperto no peito.
As vias aéreas são mais sensíveis a reações alérgicas e pessoas com asma de modo geral são afetadas após uma crise alérgica ou após um resfriado.
Prevenção da Asma Brônquica
A prevenção da asma é o melhor método de se evitar a crise. Seguem abaixo alguns itens que desencadeiam crise asmática:
- Alimentos,
- Pelos,
- Poeira,
- Fragrâncias,
- Poluição atmosférica
- O ar frio
- Um vírus de resfriado ou gripe
- Sinusite
- Cigarro
O seu médico geriatra poderá solicitar exames de alergia para descobrir quais são seus agentes alergênicos em potencial e com esse conhecimento você poderá evitá-los diminuindo a incidência das crises de asma.
Asma em idosos
A população da terceira idade (adultos a partir dos 60 anos) tem um risco maior de complicações em casos de asma. O motivo é que os pulmões e o sistema respiratório são sempre motivo de preocupação em pacientes idosos. Além disso alguns medicamentos contra asma podem afetar o coração e outros órgãos.
Para obter o melhor tratamento consulte sempre seu médico geriatra. Ele é especializado em tratar problemas gerais visando as necessidades especificas dos idosos.
O Cigarro e a asma
Os malefícios do cigarro já são conhecidos de todos e o agravante no paciente com asma é que a mistura de substancias tóxicas encontradas no cigarro com a fumaça é uma combinação explosiva.
Mesmo que você, como paciente de asma, não fume evite o contato com fumantes pois em alguns casos a inalação da fumaça por alguns minutos é suficiente para causar uma grave crise.
Tratamento da Asma Brônquica
Por ser uma doença crônica tratável, a boa notícia é que, atualmente, já existem medicamentos específicos para idosos e que causam menos efeitos colaterais. Os medicamentos mais usados são:
1) Bronco dilatadores (usados para dilatar os brônquios e melhorar os sintomas)
2) Corticosteróides (que podem ser usados via inalação ou via oral)
Você pode encontrar mais informações sobre Asma e Problemas Pulmonares na Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – http://www.sbpt.org.br (edit)