Também chamado de AVC (Acidente Vascular Cerebral), apoplexia é quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é retardado ou interrompido, resultando em lesões ao tecido cerebral. Acidente vascular cerebral é uma lesão cerebral muito grave provocada por uma hemorragia intracraniana.
Acidente vascular cerebral hemorrágico ou por uma diminuição da irrigação sanguínea do cérebro decorrente de uma obstrução dos vasos sanguíneos
Acidente vascular cerebral isquêmico – oclusão vascular pode ser provocada pela formação de um coágulo de sangue, trombólise ou pelo deslocamento de um coágulo que tenha se formado em outra parte do organismo (embolia) como no caso do coração ou nas veias pernas.
As lesões neurológicas decorrentes são muito graves por exemplo hemiplegia ou impossibilidade de mover em um hemisfério do corpo.
Essa enfermidade está diretamente relacionada com o a arteriosclerose e portanto com os fatores de risco associados a ela como a idade, hipertensão arteria, l aumento da concentração do colesterol no sangue, tabagismo, sedentarismo e a certas enfermidades do coração.
Do ponto de vista clínico os acidentes vasculares dificilmente são transitórios.
Episódio neurológico focal com sintomatologia objetiva ou subjetiva de esforço e duração curta sempre inferior a 24hs com recuperação neurológica total e instaurados
Deficiência neurológica de instauração aguda ou sub aguda com manifestações clínicas de duração superior a 48 horas