A ausência do período é chamada de amenorréia secundária, se a mulher já tivesse sangrado menstrual. Quais são as razões por trás disso e quando você deve ir ao médico?

O período deve ocorrer com todas as mulheres desde a puberdade, uma vez por mês. Se, no entanto, não ocorre, então essa é uma razão para ser notada: possivelmente há amenorréia. E isso pode ser expresso de duas maneiras diferentes.

Quais são as formas de amenorréia?

Se a primeira menstruação aguarda mais de 16 anos, especialistas médicos falam de uma amenorréia primária . Nas mulheres afetadas por uma ausência repentina do período, mas já tiveram hemorragias periodontais , esta é a chamada amenorréia secundária .

amenorreia falta mestruação

Quando você tem uma amenorréia secundária?

Pequenas flutuações no ciclo são normais, especialmente em mulheres jovens. Além disso, várias causas podem causar que a menstruação ocorra de forma irregular.

Até que uma amenorréia secundária esteja presente no sentido médico, no entanto, o período não deve ser superior a três meses.

Causas da Amenorreioa

Quando ocorre uma amenorréia secundária, isso pode ser devido a, entre outras coisas, distúrbios funcionais do cérebro. As causas são, por exemplo, mudanças na glândula pituitária. Se a estimulação dos ovários cessar, o período pode falhar.

Além disso, a interrupção do antibiótico pode levar à ausência do período. Até que o mecanismo regulatório entre o cérebro e os ovários voltou ao normal após a última dose das pílulas, podem passar até seis meses. Durante este período, pode ocorrer uma amenorréia secundária.

Isso também se aplica à lactação . A fim de estimular a produção de leite, o corpo derrama cada vez mais o hormônio prolactina. Este hormônio pode, no entanto, afetar o ciclo, o que pode levar a uma falha do período. Mas não só durante a lactação, o corpo forma uma maior quantidade de prolactina – mesmo os tumores ou a tomada de diferentes medicamentos podem ser causas para isso.

Fatores psicológicos

Além das causas físicas, fatores psicológicos podem levar a amenorréia secundária. Se você é confrontado com importantes decisões pessoais ou profissionais, uma pessoa que esteve muito perto de você, ou se seu parceiro acabou de se separar de você, também pode ser a causa da falta de menstruação.

Amenorréia secundária – quando ao médico?

A própria Amenorréia não é perigosa, mas pode ser suas causas. Não tome uma dose dupla para compensar uma falta. A falta de sangramento regular é sempre um sinal do seu corpo. O tratamento da amenorréia secundária depende da sua causa e, portanto, é individual. Seu veterinário pode discutir possíveis e significativas medidas com você.

 

Razões para a ausência do período

Os padrões na ausência do primeiro período podem ser vários fatores. Em cerca de 40% dos casos, uma alteração nos cromossomos é a causa da amenorréia primária. Além disso, a ausência de menstruação pode ser causada por uma variedade de doenças. Estes incluem, por exemplo, o desenvolvimento de distúrbios no cérebro, o que significa que não são produzidos hormônios suficientes. Neste caso, um exame de sangue pode ser iniciado, através do qual uma baixa concentração do hormônio no sangue pode ser detectada.

Os distúrbios hormonais também são as causas da amenorréia primária. Isso pode levar a uma masculinização da menina. O curso da doença é caracterizado não só pela ausência do período, mas também pode ser associado a mais mudanças físicas, como os órgãos genitais . Pode acontecer que o clitóris mude de modo que se assemelhe a um pênis pequeno.

Também responsável pela ausência do período podem ser transtornos educacionais dos órgãos sexuais. Este pode ser o caso, por exemplo, se o útero não for formado corretamente por adesões e sua funcionalidade é assim restrita. Mas também distúrbios da tireoideia, leucemia ou cirrose hepática nos estágios iniciais podem levar a uma falha do período.

Ter um diagnóstico feito pelo médico

Para descobrir se a ausência do primeiro período menstrual é realmente uma amenorréia primária e os motivos por trás disso, um médico deve ser chamado em qualquer caso se a primeira menstruação após o 16º aniversário ainda estiver aguardando. Se uma doença é a causa, isso deve ser tratado de forma absoluta.

Conheça mais sobre algumas doenças e tratamentos no Blog Medicina BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *