A hiperplasia é o aumento anormal no volume de um tecido ou órgão causada pela formação e o crescimento de novas células normais.
O nome pode assustar, mas de modo geral é algo que ocorre com frequência em nosso corpo, porém algumas vezes pode causar problemas
Veja alguns exemplos de forma como ela se apresenta, em diversas ocasiões:
- Hiperplasia linfóide cutânea – um grupo de desordens cutâneas benigna caracterizada por acumulação de grandes números de linfócitos e histiócitos na pele, o que pode ocorrer como uma reação às picadas de insetos, injeções alergia hipossensibilização, luz, trauma, ou um pigmento tatuagem ou podem ser de desconhecido etiologia.
- Hiperplasia nodular focal (FNH) um tumor benigno, geralmente assintomática do fígado, ocorrendo principalmente em mulheres; é uma cirrose firme, nodular, a massa altamente vascular assemelhando-se, geralmente, com um núcleo fibroso estreladas contendo numerosos pequenos canais biliares, e tendo em vasos revestidos por células de Kupffer.
- Hiperplasia adrenal cortical, hiperplasia supra-renal hiperplasia de células corticais supra-renais, tal como na síndrome adrenogenital e síndrome de Cushing .
- Hiperplasia prostática benigna – alargamento associado com a idade da próstata resultante da proliferação de ambas estromal e elementos glandulares; isso pode causar a obstrução uretral e compressão.
- Hiperplasia de células C – uma fase de pré-malignas no desenvolvimento das formas familiares de carcinoma medular da tiróide, caracterizada por manchas multicêntricos de células parafoliculares (células C).
- Hiperplasia supra-renal congénita (HAC) – um grupo de perturbações hereditárias de biosíntese de cortisol que resultam em hipersecreção compensatória de corticotropina e subsequente hiperplasia supra-renal, da produção de androgénio em excesso, e de um espectro de fenótipos.
hiperplasia linfóide cutânea um grupo de distúrbios cutâneos benignos com lesões que se assemelha, histologicamente e clinicamente aqueles de linfoma maligno. - hiperplasia nodular focal (FNH) uma benigna, firme, nodular, altamente tumor vascular do fígado, assemelhando-se a cirrose.
- intravascular hiperplasia endotelial papilar – um tumor vascular benigno, geralmente ocorrendo como um nódulo solitário da cabeça, pescoço ou dedo e assemelhando-se angiosarcoma.
- hiperplasia verrucosa – um superficial normalmente branco, lesão, hiperplasia da mucosa oral, que ocorre geralmente em homens mais velhos e acredita-se ser um precursor de carcinoma verrucoso.
EXEMPLO: “O ex-jogador sofreu com um quadra do hiperplasia na próstata, passou por uma cirurgia e segue”