A pneumonia é uma doença relativamente comum em idosos e ocorre quando há uma grave infecção no sistema pulmonar, mais especificamente nos pulmões.

O sistema pulmonar é composto pelas  vias nasais,  faringe, laringe, traqueia, brônquios e alvéolos pulmonares.

pneumonia raio-x  (radiografia) paciente covid-19 - coronavirus
Radiografia de Pulmão com Pneumonia proveniente de Coronavirus (Covid-19)

Diferente da bronquite onde a infecção ocorre nas vias aéreas, a pneumonia ocorre no tecido pulmonar. Contudo é importante entender  que existe a possibilidade de haver bronquite e pneumonia concomitantemente. A esse quadro chamamos de broncopneumonia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de janeiro, o inverno é a época do ano onde aumentam os casos de pneumonia no Estado.


Como se adquire Pneumonia

De modo geral infecções nos pulmões são causadas por bactérias, vírus ou outros germes.

Quando se é jovem o sistema imunológico consegue capturar e excretar esses “intrusos” no entanto se você tiver muito debilitado ou tem idade avançada sua fragilidade é maior e seus risco de contrair pneumonia crescem.

Tipos de pneumonia

Como a pneumonia pode ser desencadeada por uma série de fatores é importante detectar qual a causa para iniciar o tratamento correto.

Por exemplo: Não se pode tratar uma pneumonia causada por bactéria com medicamentos antivirais, que como o próprio nome diz, são específicos para combater vírus.

Outro tipo de pneumonia, mas incomum, é a causada por inalação de produtos químicos, que foi a que ocorreu com vários jovens na tragédia da Boate Kiss na cidade de Santa Maria em 2012.


Sintomas da pneumonia

Existem uma variedade de sintomas, o que às vezes pode gerar diagnósticos incorretos.  Veja alguns dos sintomas mais comuns:

Tosse;
Febre;
Suores;
Arrepios;
Perda de apetite;
Dores de cabeça;
Catarro esverdeado ou com sangue;
Fadiga;
Sensação de aperto no tórax;
Dores nas costas e na região abdominal também podem ocorrer.

É importante frisar que o diagnóstico não deve se basear apenas nos sintomas acima. A radiografia do tórax e alguns exames complementares podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e a extensão da infecção.


Tratamento da Pneumonia

De modo geral o tratamento com antibióticos é muito eficaz e a recuperação ocorre sem maiores intercorrências. No entanto existe a possibilidade de risco de morte caso o tratamento não seja rápido e adequado.

Antibióticos a base de amoxicilina podem ser receitados por seu médico (caso seja detectado infecção por bactéria e você não tenha alergia a penicilina). Atenção: Não tome medicamentos por conta própria.

No período do tratamento é desejável a ingestão maior de líquidos para fluidificar as secreções e em alguns casos podem ser usados nebulizadores, para gerar maior conforto ao paciente.


Prevenção e Vacina

A prevenção básica se dá evitando lugares aglomerados e lavando bem as mãos, mas existem outras formas de prevenção para cada tipo de paciente e de acordo com seu histórico

O Governo brasileiro tem um programa de vacinação que imuniza contra o vírus influenza e com isso aumenta a imunidade, principalmente nos idosos, para desenvolver infecções pulmonares.  Porém a vacina só é disponibilizado gratuitamente para idosos, portadores de doenças crônicas, cardíacas, renais, respiratórias, trabalhadores da área de saúde e para algumas crianças doentes. Para os demais é impossível se vacinar em clínicas particulares.


Grupo de risco para Pneumonia

A maioria dos óbitos, provenientes da pneumonia, advêm da demora no tratamento, principalmente dos idosos.

  • Fumantes;
  • Alcoólatras;
  • Portadores do vírus da AIDS;
  • Pessoas com qualquer doença que diminua a imunidade;
  • Idosos.
  • Pneumonia nos Idosos

Os Idosos precisam ter cuidado redobrado se contraírem pneumonia. O importante é não protelar a visita ao médico  e evitar fórmulas caseiras que não vão eliminar as causas.

EXEMPLO: “Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é o portador de um tipo de pneumonia que é causada pela aspiração de cinzas vulcânicas,”

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *