“Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” é o adjetivo referente a “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose”, que é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas finas de sílica vulcânica.

A palavra é famosa por ser uma das mais longas da língua portuguesa e foi criada para descrever essa condição médica específica, geralmente associada a trabalhadores expostos a poeiras minerais, como os de minas e pedreiras.

É assim que é chamado o portador da doença pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. Essa doença é rara e mais comum em áreas onde existem vulcões.

Saiba que essa doença é causada quando o indivíduo faz a aspiração de cinzas vulcânicas, que contêm pó de sílica, em alguns casos a pessoa é acometida por uma pneumonia grave e que pode levar a morte.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e a cinza do vulcão
pó de silica saindo do vulcão em erupção

Assim, o tratamento é feito com antibióticos específicos e dependendo do caso o paciente pode ser submetido a Terapia Hiperbarica com Oxygênio (https://www.hyperbaricoxygentherapy.org.uk/)

A curiosidade sobre esse termo técnico é que ele é considerado a maior palavra inteira do idioma português (língua portuguesa).


O que significa pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

A palavra “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” pode ser dividida em partes que explicam seu significado técnico. Vamos destrinchá-la:

  1. “pneumo-“ → Relacionado aos pulmões (do grego pneumon, que significa “pulmão”).
  2. “ultra-“ → Indica algo extremo ou além do normal.
  3. “microscópico” → Algo muito pequeno, visível apenas com um microscópio.
  4. “silico-“ → Refere-se à sílica (dióxido de silício), um mineral presente em rochas e areia.
  5. “vulcano-“ → Relacionado a vulcões, indicando que a sílica tem origem vulcânica.
  6. “coniótico” → Referente a coniose, que significa doença pulmonar causada pela inalação de partículas finas.

Portanto, a palavra “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” se refere a algo muito pequeno e relacionado à inalação de partículas de sílica vulcânica, podendo estar associado a problemas respiratórios.

Visite: Termos Técnicos de Enfermagem

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose
pulmão com pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Pessoas com pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióse tem como sintomas principais: tosse, perda de peso, cansaço e podem ter febre ou dor torácica aguda. Em alguns casos pode ter falta de ar. No exame clínico o médico pode ouvir estalos ou chiado quando ausculta seus pulmões.

Importante saber que que o pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico tem maior risco de adquirir outros problemas respiratórios como tuberculose: câncer de pulmão e bronquite crônica. Com o tempo, a capacidade pulmonar diminui e podem precisar de oxigênio suplementar e outros dispositivos para ajudá-los a respirar.

Exemplo de aplicação em uma frase:

Saiba que um empresário de 64 anos no Havaí  após passeio perto do vulcão Kilauea (vulcão ativo da região), aspirou as cinzas dispersas no ar e se tornou pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Mais detalhes

sintomas – febre, dor no corpo, tosse

em inglês – Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis

pronúncia – PINEUMOULTRAMICROSCOPICOSILICOVULCANOCONIOSI

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico POSSUI 21 SILABAS

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico POSSUI 46 LETRAS


A palavra foi usada pela primeira vez na literatura médica em 1935 pelo médico italiano Vincenzo Tisi, que estava descrevendo a doença pulmonar de um mineiro siciliano. A palavra é tão longa que raramente é usada na prática médica, e é mais comumente usada como um trocadilho ou uma forma de mostrar seu vocabulário.