1. O termo em seu sentido antropológico não é neutro, estando carregado de história, conteúdo e diversidade, sendo que atualmente está centrado na idéia de relativismo. A partir disto o que se tem como cultura segundo HARRIS (1978) citado por LISCHETTI (1997) é que a diferença entre a cultura humanista (anterior ao século XX) e a cultura antropológica relativista, é que esta em lugar de começar com uma hierarquia herdada de valores, assume que cada sociedade tem o que poderíamos denominar de cultura plural, onde todos os grupos humanos têm esta cultura por igual, embora cada uma delas possa ser diversificada nos seus sentidos e significados de acordo com o referencial de cada um. Para GEERTZ (1987) cultura é um conceito chave na antropologia, que ele descreve como sendo a totalidade do modo de vida de um povo; nesta relativação sobre cultura chegamos a um conceito de cultura que reúne três aspectos a serem considerados: primeiro seu universalismo – todos os seres humanos têm uma cultura que contribui e define seu caráter humano; segundo, todas as culturas têm uma coerência e uma estrutura própria que leva em conta conceitos universais e conceitos relacionados aos modelos de vida de cada um; terceiro, toda cultura reconhece a capacidade criadora dos seres humanos, que é fruto de um esforço coletivo, sentimento e pensamento humano (LISCHETTI, idem). 2. São “(…) os padrões, explícitos ou implícitos do comportamento, adquiridos ou transmitidos por símbolos, que constituem o patrimônio de grupos humanos, inclusive a sua materialização em artefatos. O aspecto mais importante de uma cultura reside nas idéias tradicionais de origem e seleção histórica – e, principalmente, no seu significado…” (SINGER, 1968)
Fonte: Ministério do Turismo. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/