Parkinson (ou Mal de Parkinson) é uma das doenças que ocorrem principalmente na Terceira Idade. É causada pela perda progressiva de (neurônios) na região que produz a dopamina. Por isso é importante um diagnóstico preciso afim de diferenciar Parkinson x Alzheimer.
O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, caracterizado por uma diminuição do nível de dopamina em determinadas regiões do cérebro. As principais características dessa doença, que podem ocorrer simultaneamente, são: tremores, rigidez muscular e a lentidão dos movimentos.
Estudos recentes demonstraram que 1/3 das pessoas afetadas acabam desenvolvendo demência, por isso o diagnóstico precoce é importante. Em alguns casos pacientes também desenvolvem pneumonia, AVC, infecções urinárias e outros.
10% dos casos ocorrem antes dos 50 anos e o pico ocorre aos 60 anos. Por isso é importante ter um acompanhamento médico constante para verificar qualquer sintoma da doença. Homens são 2 vezes mais afetados que as mulheres.
Causas do Mal de Parkinson
Apesar do histórico familiar aumentar as chances de desenvolver essa doença, grande parte se dá devido aos seguintes fatores:
- Exposição a produtos químicos (Ex: Pesticidas)
- Exposição a metais pesados (Ex: Zinco)
- Ferimento na cabeça
- Trauma emocional Severo
- Principais sintomas e suas variações
- lentidão de movimento – Bradicinesia
- tremor (repouso)
- rigidez de movimento
- falta de equilíbrio
- dificuldade para trabalhos manuais
- dificuldades de escrita
- alterações mentais e cognitivas
- dificuldade em virar na cama à noite
Progressão do Mal de Parkinson
Os sintomas aparecem lentamente e podem passar despercebidos por vários anos. Os primeiros sintomas incluem rigidez dos dedos ou um ombro duro acompanhada de rigidez dos músculos. Isso pode ser seguido ou não de dor.
Os sintomas geralmente afetam apenas um lado do corpo durante um a dois anos, e espalha-se para o outro.
Tremor é muitas vezes notado em primeiro lugar e, geralmente, é o que gera a primeira visita ao médico. No entanto, 30% dos doentes podem não ter tremor, o que pode conduzir a erros de diagnóstico.
Tratamento do Mal de Parkinson
- Medicamentos que aumentam o nível de dopamina
- Medicamentos anticolinérgicos (diminuição dos tremores)
- Fisioterapia
- Neuroestimulação
- Fonoaudiologia
- Cirurgia
- Nutrição e Exercícios.
Como ocorrem eventualmente constipação os doentes devem seguir uma dieta rica em fibras Eles devem também esperar até uma hora após a ingestão de uma refeição grande antes de tomar uma dose de medicamento, para melhorar a absorção do medicamento a partir do sistema digestivo.
Exercícios completos, como a natação, pode ser importantes para aumentar a mobilidade geral do paciente com Parkinson. Fisioterapias específicas também podem ser usadas.
Papel do Médico Geriatra no Tratamento do Alzheimer
O Médico Pós Graduado em Geriatria pode ajudar você e sua família a lidar com o Parkinson, indicando medicamentos, terapias e exercícios que amenizem os sintomas decorrentes dessa doença. Se você tem um amigo ou parente com Parkinson procure um profissional ou instituições especializadas nessa doença.
Mais informações sobre Parkinson: http://www.parkinson.org/