A perda de audição em idosos, conhecida também como “surdez da idade” possui diversos motivos e tratamentos que serão abordados abaixo.
A perda auditiva que ocorre em idosos tem um nome especifico: Presbiacusia. De modo geral, a surdez é permanente e ocorre com mais frequência em pessoas com idade superior a 65 anos de idade.
Podemos assim afirmar, com segurança, que casos de perda auditiva serão cada vez mais frequentes, tendo em vista que a população continua a viver mais tempo graças ao avanço da ciência e dos recursos farmacológicos.
Causas da perda de audição em idosos
O ouvido é uma estrutura complexa de ossos, nervos e tecidos e, assim como outros órgãos sensoriais, é fundamental para o convívio em sociedade.
Três pequenos ossos são fundamentais na audição. São eles: martelo, bigorna e estribo. Juntos eles convertem a energia das ondas sonoras para dentro do ouvido interno onde nervos especiais e cílios passam para o cérebro e é feita a interpretação da informação ouvida.
Com o passar da idade esses tecidos e estruturas enfraquecem, efeito dos radicais livres, e seu funcionamento harmônico fica comprometido.
Para ouvir bem, toda a estrutura auditiva devem trabalhar em sintonia, pois quando uma parte não funciona mais, a audição certamente será prejudicada.
Fatores que podem desencadear a perda auditiva:
A falta da audição pode causar ou acentuar, principalmente em idosos, problemas como depressão e demência senil. Por isso buscar um tratamento adequado é fundamental logo no início.
A perda auditiva pode ter várias gradações. Pode ser leve: (20-39 dB), moderada: (40-69 dB), severa: (70-90 dB) e profunda: perda de mais de 90 dB.
Veja abaixo algumas causas da perda de audição em idosos:
- Exposição exagerada a ruídos ao longo dos anos que geram à perda de células do ouvido (ambientes barulhentos por exemplo).
- Histórico familiar – perda auditiva relacionada à idade
- Tabagismo (fumo)
- Infecções
Sintomas da surdez em idosos
Os sintomas da perda auditiva na terceira idade pode variar bastante e nem sempre os sintomas abaixo estão relacionados com isso, por isso sempre procure um geriatra de sua confiança para que ele faça o encaminhamento correto.
Veja alguns sintomas característicos de perda de audição:
- Dificuldade em ouvir as pessoas em ambientes ruidosos;
- Dificuldade de clareza no som;
- Não ouvir o toque do telefone ou campainha quando outros podem ouvir normalmente;
- Ter a impressão que as pessoas estão murmurando;
- Perceber se o idoso pede, em uma conversa, para a pessoa repetir uma fala;
- Ouvir televisão em volume mais alto do que o restante da família;
- Ter a sensação de estresse ou cansaço quando conversa em ambiente barulhento;
Tratamentos para a perda aditiva
A boa noticia é que, logo após ser diagnosticado os primeiros sintomas de perda da audição e ser descartado outros problemas neurológicos, o médico geriatra poderá encaminhar o paciente a um profissional que, após avaliações específicas, indicará o melhor tratamento como, por exemplo, a utilização de aparelhos auditivos.
Além disso pesquisas recentes já demonstram que, em um futuro próximo, estará disponível tratamento com células-tronco para recuperar as células responsáveis pela captação do som.